Qual foi a última vez em que investiste em fotografias profissionais para a tua marca?
Esta é uma daquelas questões para queijinho.
Uma das metas para o início deste ano, era a realização de uma sessão fotográfica para a minha marca.
Quem me acompanha desde o lançamento em 2019 e se tem cruzado comigo, seja em eventos ou entre cafés virtuais, sabe que costumo referir a mítica frase “Em casa de ferreiro, espeto de pau” quando me refiro sobre as minhas redes sociais ou mesmo sobre a minha imagem. O facto de passar tanto tempo a trabalhar para o outro, a procurar servi-lo da melhor forma, fez com que sempre adiasse, esta necessidade e preocupação em trazer para a minha marca esse mesmo profissionalismo.
Sei que muitos de vocês, sentem exatamente o mesmo.
Desta forma, o primeiro foco para este ano foi reverter essa situação e dar à minha marca o mesmo cuidado e tratamento que dou aos meus queridos clientes.
5 RAZÕES PARA TERES FOTOGRAFIAS PROFISSIONAIS
-
Mostra o quão estás comprometida em investir na tua marca
Acredito que esta é a razão principal para investires em fotografias profissionais e de qualidade para a tua marca. Não há nada mais importante do que sentirmos que o profissional que procuramos ou admiramos, procura melhorar todos os dias a sua marca e investe nela, de forma a dar aos seus clientes, maior qualidade no seu trabalho. É importante que nos vejamos como um modelo a seguir, um exemplo.
-
Confere credibilidade ao teu projeto
Sim, e a credibilidade é muito importante. Ter fotografias profissionais vai conferir à tua marca um destaque entre a concorrência, uma diferenciação entre outros projetos do mesmo nicho, porque a tua visão é única.
-
Permite-te criar um banco de imagens personalizado e único
A certa altura do final do ano, percebi que já não fazia qualquer sentido continuar a usar o meu portfolio, para a criação de conteúdos meus. Nesse momento, percebi que era urgente criar o meu próprio banco de imagens, que me permitisse criar conteúdos meus e totalmente alinhados comigo – com a minha visão, com a minha intencionalidade, estilo e com os meus próprios materiais.
-
Versatilidade na criação dos conteúdos
Este banco de imagens que te falei, permite-me criar uma panóplia de conteúdos diversificados, uma vez que as fotografias estão pensadas para várias necessidades, permitindo-me falar sobre vários temas em cada uma delas. Além de que, algumas representam a 100% a minha forma de estar e comunicar – são intencionais.
-
Regista e acompanha o crescimento da tua marca
Considero muito poderosa a valorização da nossa jornada, enquanto profissionais. Investir numa sessão de fotografia de marca, permite-te registar periodicamente esse caminho. Há dois anos (quando comecei em 2019), tanto eu como a minha marca, eramos totalmente diferentes, tinhas propósitos diferentes. É incrível poder revisitar isso, através da fotografia.
2019 vs 2021
És fotógrafo? Então, também deves ser fotografado!
Acho super importante que, enquanto fotógrafos passemos pela experiência de estar em frente a uma camera. Talvez, pareça super fácil, por que é o nosso “habitat natural”, mas é sem dúvida algo mais difícil do que direcionar a pessoa quem temos à frente.
Contudo, passar por todo o processo, desde a idealização do conceito, a criação do moodboard, a gestão das necessidades fotográficas, as infinitas listas para não nos esquecermos de nenhum prop, o enfrentar da camera ao mesmo tempo que procuramos intencionalidade no que queremos comunicar é essencial para que consigamos colocar-nos, no lugar do outro.
É importante, para percebermos exatamente todos as emoções e adrenalina que o nosso cliente experimenta durante todo o processo.
Para mim, foi extremamente importante, para me ajudar a compreender ainda melhor as suas dúvidas e dificuldades, de formas a ser ainda mais empática na minha interação com eles.
Um sneak peek da minha sessão de marca feita com a Nia Carvalho
QUERES A TUA PRÓPRIA SESSÃO “BRAND TO BE”?
Para saberes mais sobre as sessões de fotografia de marca – BRAND TO BE – clica aqui e vê os serviços que tenho à tua disposição.
Se algumas das tuas questões não estiver respondida, contacta-me com as tuas dúvidas.
Nota | Todas as fotografia deste artigo são da autoria de Nia Carvalho, à exceção da fotografia referente a 2019.
Gostaste deste artigo? Guarda-o no Pinterest:
Deixe uma resposta