Criar um moodboard para a tua marca, pode ajudar-te a criar, de forma mais simples e intuitiva, um universo visual para a tua marca.
Durante o trabalho com as minhas clientes, nunca prescindo desta fase do planeamento pois, por muito que a cliente tenha um conceito visual bem explícito no briefing, acredito que a referência visual tem uma expressão que me ajuda bastante no momento da sessão fotográfica.
Também sinto que é nesta fase que existem as maiores dúvidas: o conceito. Esta é uma forma de conseguirmos obter algumas respostas, usando apenas o nosso instinto na recolha de referências que nos representam.
COMO CRIAR UM MOODBOARD
Escolhe a plataforma
Podes criar o moodboard em qualquer plataforma em que seja possível editar imagem ou criar designs. Por aqui, sou fã do Pinterest – o que já não é novidade – mas podes também criar no Photoshop, Canva, Illustrator, InDesign, entre outros.
Como exemplo, vou utilizar o Pinterest e o Canva.
Cria um album no Pinterest
Se ainda não tens uma conta do Pinterest, é altura de o fazer. Se já tens, segue os próximos passos:
- Cria um álbum na tua conta Pinterest;
- Coloca um nome à tua escolha e escolhe se preferes que o álbum seja secreto (só tu e alguns colaboradores podem vê-lo) ou não;
- Estás pronta para começar a fazer pin!

Como criar um album no pinterest – passo a passo
Escolher os Pins
“Então agora, começo a guardar pins aleatoriamente?”
R: Sim e não!
Claro que podes começar a guardar tudo que te inspira, mas não te podes esquecer que falamos da tua marca e não dos teus gostos pessoais, por isso criei um pequeno método que acredito que te pode ajudar e que vou partilhar contigo. Lembra-te que para além dos pins que o Pinterest tem, podes adicionar fotografias tuas ou outras inspirações.
Atenção: Acredito que não existem regras, esta é apenas a minha sugestão, pelo que te incentivo a procurares a tua própria forma de interpretar este mundo, a encontrares a tua voz, a tua identidade e os teus métodos.
As 10 categorias do moodboard
Dividi esta “procura por referências” em 10 categorias. Elas servem como um guia para criar o teu moodboard. Sempre que passares por uma delas, procura perguntar-te “Como é que a minha marca se expressa?”. São elas:
- Ambiente: diz respeito ao ambiente físico onde a tua marca se encontra. Por exemplo, interior, exterior, urbano, natureza, praia, serra, etc.
- Sensação: diz respeito às sensações que queres que a tua marca transmita ao seu público. Por exemplo, tranquilidade, leveza, criatividade, exuberância, dinamismo, etc.
- Estilo de Vida: diz respeito ao estilo de vida que a tua marca deseja proporcionar. Por exemplo, citadino/urbano, rústico, campestre, elegante, bucólico, confortável, luxo, riqueza;
- Emoções: diz respeito às emoções que deseja provocar no público. Por exemplo, paixão, desejo, alegria, surpresa, satisfação, afeto, entusiasmo, gratidão, esperança, prazer, etc.
- Personalidade: diz respeito aos traços de carácter. Se a tua marca fosse uma pessoa, como seria a sua personalidade? Por exemplo, introvertida, extrovertida, segura, hesitante, dominante, consciente, energética, disciplinada, paciente, etc.
- Cores: diz respeito à paleta de cores predominante na tua marca. Por exemplos, são cores quentes, frias, pasteis ou vibrantes, cores escuras ou clara e luminosas, etc.
- Tipo de imagens: diz respeito ao tipo de fotografias que melhorar representam o seu estilo. Por exemplo, imagens mais minimalistas ou com muito ruído, simples ou rebuscadas, misteriosas ou objetivas e claras, muito trabalhadas e concetuais ou mais orgânicas e naturais, etc.
- Elementos: diz respeito aos elementos visuais que rapidamente a permitem identificar. Por exemplo, elementos vintage, naturais, formas geométricas ou mais abstratas, linhas, pontos ou símbolos – próprios ou presentes no nosso dia a dia, etc.
- Texturas: diz respeito às texturas naturais ou fabricadas que estão alinhadas com a tua marca. Por exemplo, madeira, cimento, ondas do mar, granito, folha de árvore, corais, mármore, papel cartonado, kraft, calçada, azulejo, etc.
- Referências: diz respeito às pessoas, instituições, cases que podem expressar facilmente a tua marca, pela forma que comunicam, pelos conteúdos que criam, pela sua forma de estar ou imagem. São as tuas inspirações.
Olha para esta lista como um guia que acompanha no processo de criação do moodboard, fazendo “check” à medida que vais guardando imagens, com propósito e sentido.
Se te sentires um bocadinho exacerbada, deixa-me dizer-te que o moodboard da tua marca, não precisa de ter exemplos de todas as categorias listadas acima. Deves perceber aquelas que melhor te representam.
Exemplo Prático: A minha marca
No início de 2020, fiz o rebranding completo da minha marca, com o acompanhamento de coaching de marcas, da minha querida @anacouceiropires. Durante esse processo, que levou alguns meses, refiz o moodboard que hoje vos mostro, como exemplo prático.

“antes vs depois” da criação de um conceito visual para a minha marca
Ambiente: interior
Sensação: dinamismo, praticidade, ação
Estilo de vida: elegante, editorial
Emoções: entusiasmo, satisfação, prazer
Personalidade: segura, determinada, disciplinada e extrovertida
Cores: cores pasteis, neutras e com um toque frio, relacionadas com a natureza
Tipo de imagens: simples e minimalistas, luminosas
Elementos: flores secas, quadrados abertos, ângulos
Texturas: papel de carta
Referências: Kinfolk, Fionna Humberstone, Cecelina Tornberg, Attitude Mag

o meu moodboard com base no método das 10 categorias
Constrói o Moodboard
Depois de reunidos todos os pins que expressam visualmente a marca, gosto sempre de criar um documento no Canva que me permite ver essas inspirações organizadas. Além disso, gosto sempre de imprimir o meu moodboard, não só para ter um acesso fácil e imediato – normalmente, afixado numa parede – mas também, porque acredito que manifestar através do papel é muito mais poderoso.
Criei estes templates no Canva, para puderes usar livremente e criar o teu próprio moodboard.
Queres? Basta preencheres o formulário seguinte e recebes na tua caixa de email.
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Se algumas das tuas questões não estiver respondida, contacta-me com as tuas dúvidas.
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Nota | A fotografia de capa deste artigo é da autoria de Nia Carvalho.
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