Todo o sucesso – ou quase todo – se resume na comunicação com os clientes. Se há coisa que defendo é que são os detalhes que fazem toda a diferença, principalmente na construção de uma imagem mais profissional enquanto fotógrafos. Por isso, resolvi trazer-vos as minhas dicas, para tornares a comunicação com os clientes, mais profissional e atraente.
Atenção: As dicas que se seguem resultam das minhas experiências de vida, não só relacionadas com a fotografia, mas também com o universo do mercado de trabalho e da minha visão sobre ele. Algumas podem fazer sentido para ti, enquanto outras, podem não fazer sentido algum. Esta é apenas a minha sugestão, pelo que te incentivo a procurares a tua própria forma de interpretar este mundo, a encontrares a tua voz e a tua identidade.
Porquê devemos ter um cuidado profissional, com a forma como comunicamos com os clientes?
Pode parecer uma pergunta com uma resposta muito óbvia, mas é sempre importante reforçar estas premissas.
Nenhum de nós tem interesse em contactar um profissional – fotógrafo ou não – que aparenta ser desleixado com o seu trabalho e na sua forma de apresentação.
Orçamentos escritos por email?! São um NÃO! – com todas as letras e a negrito.
Estamos a viver numa época em que, a imagem e a boa impressão são grande parte do cartão de visita, por isso não podemos simplesmente ignorar esse facto e perder a possibilidade de captar um cliente por dar uma impressão errada.
Como podemos então, comunicar com os nossos clientes de forma impactante?
Não existem receitas para isso, no entanto, é importante que tenhas em atenção as várias fases do processo quando um possível cliente te aborda. O ideal é que cries e reúnas um conjunto de processos de gestão interna, que acompanhem o cliente deste o momento que ele te contacta pela primeira vez, até à entrega final do trabalho. Assim não só crias uma maior ligação com ele, como aproveitas a oportunidade para lhe mostrar o cuidado e atenção que tens com o teu trabalho, criando um ambiente profissional em que ele se sente importante. Isto é muito válido, para quem ainda está a começar e não tem muito portfolio para mostrar, pois espelha o quão empenhado e dedicado estás ao teu projecto.
Cuidados a ter na comunicação com os clientes
1) Apresentação de Orçamentos
Existem “N” formas de o fazer! Com o boom da presença nas redes sociais, cada vez mais o contacto é personalizado e feito no “um-para-um” através das direct message (instagram) ou na caixa de mensagens do facebook. É verdade que os e-mails estão a tornar-se mais impessoais em determinadas áreas de negócio, no entanto, continuo a acreditar que podem ser um veículo que nos permite mostrar, de forma mais eficaz, a nossa dedicação e empenho pela fotografia.
Desta forma, envio sempre os meus orçamentos através de e-mail, não só pela possibilidade que referi em cima, mas porque me permite ficar com o contacto da pessoa interessada – que vai dar muito jeito para quando, por exemplo, quiser fazer uma campanha de Natal (mas atenção às regras do RGPD!).
Depois é só enviar os valores, não é? – Perguntam vocês.
Podia ser, mas já que estamos aqui, porque não personalizamos a comunicação e apresentamos o nosso melhor serviço?
O que faço sempre, é criar uma apresentação, normalmente no Canva, que se transforma num PDF, onde para além dos valores, envio um excerto da minha história, falo sobre as minhas motivações e da minha paixão pela fotografia.
Neste documento, envio também várias informações sobre o meu processo de trabalho:
- as condições de serviço,
- as questões da privacidade e dos direitos de autor;
- uma descrição dos passos a dar caso o cliente queira algum dos serviços;
- os meus contactos;
- algumas das melhores fotografias que incluo no meu portfolio e que mostram as minhas capacidades.
Isso tudo, compilado num documento bem bonitinho, que mostra não só o vosso cuidado e organização, mas também, que não andam aqui a brincar ao “Tiro-Umas-Fotos”.
Onde podes criar esta apresentação:
- Canva – templates gratuitos;
- Power Point;
- Photoshop/Illustrator.
Na Creative Market encontram imensas opções de templates pagos que podem usar ou se preferirem, podem criar essa apresentação de raiz.

Em 2019, esta era a minha apresentação do orçamento.
2) Conheçam as expectativas dos vossos clientes
Esta é daquelas dicas essenciais que, podem vir a fazer toda a diferença durante a sessão fotográfica e na entrega do trabalho.
Já me aconteceu durante uma sessão, sentir que havia qualquer coisa que faltava ou na entrega do trabalho não sentir êxtase, por parte do cliente. Mesmo que eu me sentisse super satisfeita com o resultado final. Isso aconteceu porque não estávamos alinhados, nem tínhamos a mesma visão sobre a sessão. É importante sermos fieis a nós próprios – é com base na nossa identidade que o potencial cliente nos escolhe – mas é também crucial, que conheçamos as suas expectativas. Que saibamos o porquê de desejar fazer uma sessão, o que espera daquele momento, gostos pessoais e o estilo visual que pretende alcançar.
Recomendo muito que haja um briefing – por aqui gosto de chamar-lhe de cafés virtuais – para conhecer todas estas expectativas. Há quem o prefira fazer presencialmente, através de um moodboard partilhado (por exemplo, no Pinterest) ou de um questionário.
COMUNICAR É A PALAVRA-CHAVE!
3) Entrega do trabalho
No meu caso, como trabalho apenas com com arquivos digitais, interessa-me proporcionar a melhor experiência na entrega do trabalho trazendo mais uma vez o cuidado e beleza no que faço.
Podes fazer a entrega através de:
- Dropbox;
- Google Images;
- Google Drive;
- Galerias Online, como a Pixieset, Selpics, a Epics e outras.
Pessoalmente, uso a Pixieset, que até agora tem sido a minha preferida. Permite-me personalizar o envio com o nome e imagem do meu cliente, dando-lhe um toque mais cuidado e elegante.
Tem ainda outras possibilidades como, permitir que o cliente escolha as imagens que quer e vender através da plataforma, se assim desejar. Existem imensos planos, gratuitos e pagos, com diversas condições, é só escolheres aquela que mais te faz sentido.

Ilustração da galeria online Pixieset, enviada a uma cliente
4) Avaliação do Satisfação do Cliente
Esta é daquelas dicas que vale para qualquer serviço/produto/experiência. Não é porque já entregamos o trabalho, que a comunicação termina ou deixa de ser essencial!
Sempre que entrego um trabalho peço que os clientes preencham um questionário, onde questiono:
- feedback da sessão;
- se foi ao encontro das expectativas;
- a avaliação da minha prestação;
- sugestões de melhoria.
Depois disso, peço que deixem um testemunho sobre a experiência e se concordam com a divulgação do mesmo, nos canais digitais.
Testemunhos são provas sociais, que comprovam a qualidade e credibilidade do teu trabalho!
♥ | Fazes uso destes cuidados?
Há algum que te tenha chamado mais à atenção?
Deixa-me a tua opinião, nos comentários.
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