O primeiro aniversário do blog e os vossos artigos favoritos

o-primeiro-aniversario-do-blog-by-socialcut-via-unsplash

Belisquem-me e digam que não é verdade: este blog já faz um ano?

Pode parecer aquele clichê, vindo de discurso de “miss” que ganhou o concurso, mas estaria longe de imaginar que passados 365 dias ainda estaria aqui.

Sempre apregoei que não sou pessoa de manter grandes rotinas por muito tempo, que tenho alguma dificuldade em levar um desafio até ao fim. A tendência é deixar-me levar pela preguiça, pelo cansaço ou pela falta de inspiração e acabar por parar.

Hoje faz 1 ano que iniciei este blog, depois de mais de dois anos a alimentar este desejo de o ver nascer. Não tem sido um percurso linear, houve fases onde esteve mais parado, outras vezes mais dinâmico e repleto de conteúdo que, procuro que vos acrescente valor.

Passou de um blog com uma “mão cheia” de coisas de que gostava de falar, para ser um blog cada vez mais de nicho e que vive daquilo que sou e da minha experiência diária. O que me motiva é partilhá-la, com quem do outro lado me lê. É mostrar os pontos onde somos tão parecidos ou tão desiguais. Contar-vos aquilo que resulta para mim ou que não faz total sentido.

Para celebrar o primeiro aniversário – de muitos, espero – relembro alguns dos artigos que mais marcaram este ano:

Os vossos artigos favoritos:

O lado cinzento de trabalhar por conta própria // Abro-vos a porta da minha casa e do meu negócio e partilho convosco a realidade diária de quem está a iniciar um negócio próprio;

O que aprendi como Freelancer durante o primeiro ano // Um dos posts com maior feedback, onde conto a minha experiência durante o primeiro ano como freelancer e o que aprendi com ela;

Quero Ser Fotógrafo #1 | 5 formas de impressionares os teus clientes // Partilho algumas das minhas dicas para nos tornarmos mais profissionais e deixarmos uma boa impressão;

“Vais viajar sozinha? És maluca!” | Devaneios de uma solo traveler // Dos artigos que mais gosto e um dos vossos preferidos também. A paixão de viajar e o gostinho especial de conhecer outros países na nossa própria companhia.

O Modo Manual Para Cabeças Complicadas (c/ exercícios práticos) // Foi um dos artigos mais demorados e completos que escrevi, mas adorei o resultado final e, modéstia à parte, acho que explica de forma bem simples todos estes conceitos da fotografia;

Os artigos que me deram mais gozo escrever:

“A última carta para ti” // Um dos textos mais pessoais e profundos que já escrevi aqui no blog, que relembra que o amor é a coisa mais importante que existe;

5 experiências gratuitas em Madrid // Que saudades desta cidade e das coisas boas que degustei por lá;

Entrevista a Joana Clara | Daily Improve // Era suposto ser uma rubrica mensal, mas não passou do primeiro episódio. No entanto, é um dos meus artigos preferidos aqui no blog e, conta com a presença desta alma linda;

Quero Ser Fotógrafo #3 Os Maiores Medos na Fotografia [ c/ Fotógrafos Convidados] // Neste artigo, convidei a a Márcia Soares, o Gonçalo Nabais, a Joana Bryant, o Bruno Lé e a Joana Meneses – todos eles fotógrafos que admiro – para partilharem comigo os seus maiores medos na fotografia. O resultado final encheu-me de orgulho!

Fotografia, Autoestima e Outras Crenças | com Ana Filipa Tapadas // Outra colaboração incrível foi a da Ana Filipa Tapadas, que me ajudou a escrever sobre a importância que a fotografia pode ter na melhoria da nossa autoestima.

 

E a vocês, deixo-vos o desafio de me dizerem:

Qual é o vosso artigo preferido?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CommentLuv badge

Segue-me

  • Conheci a Neuza, quando me convidou para falar no seu podcast @salteidosofa.

Desde então, as nossas vidas têm se cruzado várias vezes.
Desta vez, confiou em mim para capta-lá de forma genuína para a sua marca pessoal. 
O objetivo era, não só fazer umas fotografias mais formais para ilustrar o site e conteúdos, como também mostrar as suas características e personalidade.

Fiquei tão feliz com o trabalho final. O que acham?

#fotografiademarca #brandingphotography #mpestanaphoto
  • Um, dó, li, tá?
  • Muitas vezes me esqueço de ser eu.

Isto não quer dizer que esteja a fingir ser outra pessoa, de todo. Mas tenho tendência a esconder-me, a reprimir-me, na procurar da aprovação pelo outro.
Funciona um pouco como estar preso, dentro de si mesmo. Não é saudável. E dá umas saudades daquelas.

Tenho consciência que é algo que preciso trabalhar diariamente. 
Mais do que o reconhecimento do outro, devo procurá-lo dentro de mim. Tudo o resto, será bónus. 📸 ph: @anacouceiropires
  • Boa semana, que seja super produtiva.

Por aqui vai ser de muito trabalho! E por aí ? 💪🏼 Go Go Go!
  • A real justificação de: por onde é que começo?

Não! Amava, mas não é de hoje. Hoje estamos mesmo de pijama a dar corda às edições.
Vida de #bosslady também é isto, trabalhar ao domingo.

Para quem tem outras sortes, bom descanso!
  • Para quem trabalha em casa, sabe que manter uma rotina e a disciplina de sermos produtivos, pode ser um grande desafio.

Eu adoro trabalhar fora de casa, principalmente se estiver acompanhada de pessoas que estão a viver o sonho de trabalhar por conta própria. É uma forma de nos manter motivadas, de ter uma segunda opinião de fora, que tantas vezes nos ajuda a ver para além do que são as nossas fronteiras.

Ontem passei o dia a trabalhar no @wishslowcoffeehouse no Lx Factory. Achei óptimo que tenham um espaço dedicado a computadores, com tomadas elétricas e a "melhor vista para o café". Têm também ligação Wi-Fi, uma data de revistas que inspiraram e não há problema se lá ficares o dia todo. Ninguém te chateia.
.
A única coisa menos boa, é os bancos serem um bocadinho desconfortáveis e altos, mas para mim não ter muito espaço para meter as pernas é um #firstworldproblem everywhere. 🤣 Ahah a malta mais pequena, vai adorar! .
Digam-me os vossos espaços preferidos para trabalhar?
Todos os meses vou tentar experimentar um novo.