Quero Ser Fotógrafo #1 | 5 formas de impressionares os teus clientes

ser-fotografo-1-5-formas-de-impressionares-os-teus-clientes-01
by Graceless Girl (Sara)

Se há coisa que defendo é que há detalhes que fazem toda a diferença, principalmente na construção de uma imagem mais profissional de quem somos. Por isso, resolvi trazer-vos as minha dicas, aquilo que costumo fazer para ser mais profissional no meu trabalho enquanto fotógrafa e impressionar os meus potenciais clientes.

Atenção: As dicas que se seguem resultam das minhas experiências de vida, não só relacionadas com a fotografia, mas também com o universo do mercado de trabalho e da minha visão sobre ele. Algumas podem fazer sentido para ti, enquanto outras, podem não fazer sentido algum. Esta é apenas a minha sugestão, pelo que te incentivo a procurares a tua própria forma de interpretar este mundo, a encontrares a tua voz e a tua identidade.

1# Apresentação dos Orçamentos

Existem “N” formas de o fazer! Com o boom da presença nas redes sociais, cada vez mais o contacto é personalizado e feito no “um-para-um” através das direct message (instagram) ou na caixa de mensagens do facebook. É verdade que os e-mails estão a tornar-se mais impessoais em determinadas áreas de negócio, no entanto, continuo a acreditar que podem ser um veículo que nos permite mostrar, de forma mais eficaz, a nossa dedicação e empenho pelo nosso trabalho.

Desta forma, envio sempre os meus orçamentos através do e-mail, não só pela possibilidade que referi em cima, mas porque me permite ficar com o contacto da pessoa interessada – que vai dar muito jeito para quando, por exemplo, quiser fazer uma campanha de oferta de Natal (mas atenção às regras do RGPD!).

Depois é só enviar os valores, não é? – Perguntam vocês.
Podia ser, mas já que estamos aqui, porque não personalizamos a coisa e apresentamos o nosso melhor serviço?!

O que faço sempre, é criar uma apresentação, normalmente um Power Point que se transforma num PDF, onde para além dos valores, envio um excerto da minha história, das minhas motivações e da minha paixão enquanto fotógrafa.

Neste documento, envio também várias informações sobre o meu processo de trabalho: as condições de serviço, as questões da privacidade e dos direitos de autor, uma descrição dos passos a dar caso o cliente queira adquirir os serviços, os meus contactos e CLARO!, algumas das melhores fotografias que incluo no meu portfolio e que mostram as minhas capacidades.
Aquelas que nos fazem desejar ter umas iguais, sabem?

Isso tudo, compilado num documento bem bonitinho, que mostra não só cuidado e organização, mas também, que não andam aqui a brincar ao “Tiro-Umas-Fotos”.

ser-fotografo-1-5-formas-de-impressionares-os-teus-clientes-02-orcamento
Este é um exemplo de uma das apresentação de orçamento que envio aos meus clientes.

Podem fazê-lo de diversas formas: Power Point, Canva, Photoshop, como quiserem. Há imensas opções de templates na internet ou podem mesmo, criar um de raiz, à vossa imagem.

2# Conheçam as expectativas dos vossos clientes

Esta é daquelas dicas essenciais que, podem vir a fazer toda a diferença durante a sessão fotográfica e na entrega do trabalho.

Já me aconteceu algumas vezes, chegar a uma sessão, fazer as fotografias e sentir que havia qualquer coisa que faltava ou entregar um trabalho e sentir que o cliente não tinha ficado totalmente satisfeito, mesmo quando eu adorava o resultado.

Isso aconteceu porque eu e o meu cliente não estávamos alinhados, não tínhamos a mesma visão sobre a sessão, a mesma expectativa.

É importante sermos fiéis a nós próprios – é com base na nossa identidade que o potencial cliente nos escolhe – mas é também crucial, que conheçamos ao máximo as expectativas desse cliente. Que saibamos o porquê de desejar fazer uma sessão connosco, o que espera daquele momento e até algumas informações mais pessoais, como, por exemplo, os seus gostos.

Recomendo que haja um briefing pré-sessão para conhecer todas estas expectativas, mas não sendo possível fâzê-lo pessoalmente com essa pessoa, podem fazê-lo através do Skype, de um moodboard partilhado (por exemplo, no Pinterest) ou de um questionário.

ser-fotografo-1-5-formas-de-impressionares-os-teus-clientes-03-moodboard-pinterest
Exemplo de um moodboad enviado a um cliente, com algumas fotografias retiradas do Pinterest.

Uso quase sempre o Pinterest para me apoiar neste trabalho e peço ao cliente que crie um álbum onde inclua todas as fotografias que gosta e que nos servirão, posteriormente, de inspiração à sessão. Assim vou ter, pelos olhos dele, uma referência daquilo que procura no resultado. Uso também questionários (que não sejam muito grandes), que me ajudam a recolher mais dados, a conhecer melhor a pessoa com quem vou trabalhar – mais facilmente elas escrevem sobre si sem receios, do que falam – e a explorar as suas expectativas.

3# Envio das fotografias em Galeria Online

No meu caso, trabalho apenas com arquivos digitais, pelo que me interessa proporcionar a melhor experiência possível aos meus clientes, aquando o envio. Existem várias formas de fazer esse envio: Dropbox, Google Images, Google Drive, galerias online, como a Selpics, a Epics e outras.

Eu uso a Pixieset, que me permite personalizar o envio com o nome e imagem do meu cliente, dando-lhe um toque mais cuidado e elegante. Permite também fazer uma escolha e vender através da plataforma, se assim desejar. Existem imensos planos, gratuitos e pagos, com diversas condições, é só escolheres aquela que mais te faz sentido.

ser-fotografo-1-5-formas-de-impressionares-os-teus-clientes-04-pixieset
Exemplo de uma das galerias enviadas a um cliente através da plataforma digital Pixieset

4# Avaliação da Satisfação do Cliente

Esta é daquelas dicas que vale para qualquer serviço ou produto, seja relacionado com a área da fotografia ou não. Acho mesmo essencial, quer seja para uma venda ou para uma experiência, como por exemplo, um evento.

Sempre que entrego um trabalho peço aos meus clientes para preencherem um pequeno questionário de avaliação, em que quase todas as respostas de preenchimento são de uma escala de 0 a 5, onde pergunto se gostou da sessão, se foi ao encontro das suas expectativas, onde peço uma avaliação da minha prestação enquanto fotógrafa e sugestões de melhoria. Por fim, peço também que deixem um testemunho sobre a sua experiência e se concordam com a divulgação do mesmo, nos canais digitais.

Terem testemunhos que comprovam a qualidade vosso trabalho é meio caminho andando para aumentarem a vossa credibilidade e reconhecimento!

Fazer a sessão com a Margarida foi uma experiência incrível. A Margarida é atenta, dá ótimas indicações e deixa-nos super à vontade para mostrarmos o nosso melhor lado e sermos nós mesmos. A magia revela-se depois com cada um dos seus cliques certeiros, ágeis e repletos de sensibilidade. Foi um prazer e espero poder um dia repetir! – Leila Gato, 18-07-2018

5# Portfólio

Aparece em último, mas é o cartão de visita do nosso trabalho enquanto fotógrafos: o Portfolio. Existem imensas formas que criar um portfolio para os vossos potenciais clientes consultarem. Desde no Behance – que é a plataforma mais conhecida onde podes divulgar o teu trabalho, num blog/site para o efeito, no Instagram – podes acompanhar o meu perfil profissional aqui –, no Pinterest, entre outros.
Apesar de estar em três desses sítios, decidi que também queria ter uma versão física dos meus trabalhos mais recentes e, pelos quais, nutro tanto carinho. Então, após ver um anúncio da SAAL Digital, para um teste de produto, resolvi criar um album digital com algumas dessas fotografias. Confesso-vos que, foi uma alegria enorme quando o recebi nas minhas mãos. É realmente um “choque de realidade” muito gratificante quando vês o teu trabalho impresso. Andei uns três dias aos saltinhos de felicidade. Parece que a coisa se torna real, sabem?

Até o meu pai me disse, quando o viu: “É que parecem fotografias de um profissional” e, foi nessa altura que eu pensei: “Sim, já sou uma profissional”. Mesmo sabendo que estou muito longe disso, é sentir que subi mais um degrau da escada.

Foi super simples o processo de produção deste álbum, escolhi tudo como queria num software próprio para o efeito e com imensas possibilidades de templates. Até te dizem se as fotografias tem boa qualidade quando as aumentas, o que sinceramente considero essencial para um resultado bonito e com qualidade de impressão. Em uma semana chegou a casa e vinha perfeitinho, como podem ver.

O bom de ter esta versão em papel é que posso apresentá-la numa reunião com um potencial cliente ou mostrá-lo facilmente a familiares e amigos. E ficas com um registo, na tua mão, de tudo o que tens feito para te tornares melhor fotógrafo. E isso, não tem preço!

♥ | E vocês, têm dicas para partilhar comigo, para sermos mais profissionais com os nossos clientes?
Digam-me se gostaram deste tema e que outros gostariam de ver no blog?

8 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CommentLuv badge

Segue-me

  • Dei-me conta que não existem muitas pessoas, que falem abertamente do lado mais cru e menos mágico de se ter um negócio por conta própria.

Não sei se conhecem o podcast Officina, mas um dos últimos episódios fala exatamente disso Também na semana passada, estive no terceiro encontro do She Works, onde se falou sobre as mudanças radicais de carreira e me identifiquei com algumas das questões levantadas. Foram estes dois momentos que me inspiraram a escrever sobre isto: o lado cinzento do meu trabalho, que muitas vezes não mostro e que nem sempre é um conto de fadas.

Para ler, no blog.

Um obrigada especial à @officinalis.pt, à @madebychoices, ao @nomadismodigitalpt, à @catalvesdesousa, à @filipammaia e à @cat_daydreams por falarem abertamente sobre a sua experiência! 💞 📸 Na foto estou eu e a querida @brunareisb, captadas por um transeunte, quando fotografavamos para o próximo Retratografia.
  • Um beijinho especial ao meu pai e a todos os pais que nascem quando o maior amor das suas vidas nasce também.
E que eu e a minha lente possamos sempre testemunhar esse amor. 💖
  • Já vamos a meio de Março e tem sido um levantar vôo a alta velocidade.

Peguei nas asas e dei por mim a estabelecer novas rotinas, a organizar a agenda e a fazer acontecer até quando as insónias me fazem uma visita.
Não há tempo para ficar a planar no ar, isso já foi lá atrás.

Há objectivos novos por cumprir e projetos novos para lançar. Ontem foi mais um dia de avanço, de sair do ninho e despir a carapaça - literalmente.

Em breve, vamos contar-vos tudo do @womanlinesphotography
esse projeto bonito que andamos a chocar. Cada coisa tem o seu tempo, e ao que parece o seu tempo está a chegar. 🌺
  • Hoje volto a este lugar bonito que já me viu em várias versões.

Volto à Academia @asnove, onde registei este abraço sentido e tantos outros momentos do Bloggers Camp 2018.

Desta vez é pelo @sheworks.pt que vou e para ouvir ao pormenor as histórias da @filipammaia e da @cat_daydreams, sobre isto de se mudar radicalmente de carreira.

Vejo-vos por lá? 😘
  • Quem é blogger ou empreendor digital e precisa frequentemente de fotografias para o seu projeto, sabe que fotografar dentro de casa pode ser um desafio.
.
Porque a luz varia muito, as sombras são em maior quantidade e a luminosidade é sempre mais precária do que no exterior.
.
Cá por casa é mesmo assim, a luz é pouca e varia bastante em curtos períodos de tempo. É preciso ter algum jogo de cintura para contrariar isso e produzir uma imagem de boa qualidade.
.
Hoje trago-vos um dos meus "must-have" que é nada mais nada menos, do que um refletor feito de cartão branco ou de esferovite. É óptimo para diminuir o impacto e a profundidade das sombras, ter uma fotografia mais homogénea e clara e, não menos importante, super económico.
.
Que acharam desta dica? 👌🏻
. . . 
#dicasdapestana #mpestanaphoto
#photographytips #interiorsphotography
  • Quantas vezes celebram as vossas vitórias?
- Começo eu: raramente.

E por isso, é meio caminho andado para desvalorizar as minhas conquistas, para senti-las como obrigação ou dever.
Estou sempre a esquecer-me disso e a menosprezar o caminho que faço.
Se és como eu, hoje fica aqui escrito: parabéns a mim e parabéns a ti, por tudo o que tens conquistado, por todo o teu trabalho, dedicação e perseverança.

YOU ROCK! 🤘🏼💖
PS: E para comemorar, sexta-feira vou estar no @sheworks.pt para ouvir duas mulheres incríveis falar das suas mudanças de carreira. Vai ser do caraças!